Miguel Srougi – Currículo Vitae 2022

1. Formação Médica

1. Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1970, com Residência em Cirurgia-Urologia em 1971-1974 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

2. Realizou estágio de pós-graduação em Urologia na Harvard Medical School (Boston, EUA), em 1976 e 1977.

2. Carreira Acadêmica

1. Mestrado (1975), Doutorado (1978) e Livre Docência (1985) pela Universidade de São Paulo.

2. Professor Titular de Urologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, no período de 1996-2005.

3. Professor Titular de Urologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no período de 2005-2021

4. Autor ou coautor de 847 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais indexadas no ISI Web of Science (consulta em 11/2022) e de 195 capítulos em livros nacionais e internacionais.

5. Tem como linhas de pesquisas acadêmicas “Fatores de Prognósticos e História Natural das Neoplasias Urológicas” e “Tratamento Cirúrgico do Câncer Urológico”.

6. Produção científica: Índice H=41, pelo ISI Web of Science (consulta em 7/2022).

7. Orientou 32 alunos de Pós-Graduação em Urologia na UNIFESP e na USP e participou, de maneira pessoal e direta, da formação de 262 especialistas na área de Urologia.

8. É autor único (4) ou editor (17) de 21 livros científicos.

9. Atua/atuou como Revisor Científico de seis periódicos médicos nacionais e internacionais, como Assessor Científico “Ad Hoc” da FAPESP-Fundação de Amparo à Pesquisa
do Estado de São Paulo, do CNPq-Conselho Nacional de Pesquisa, da SIU-Société Internationale d’Urologie e da AUA-American Urological Association.

3. Disciplina de Urologia, Escola Paulista de Medicina- UNIFESP

1. Estabeleceu intercambio internacional com a Harvard Medical School (EUA), Memorial Sloan Kettering Cancer Center (New York, EUA) e Miami University (Miami, EUA).

2. Reformulou o Programa de Pós-graduação em Urologia da UNIFESP, que resultou, três anos após sua posse, na ascensão de 3 para 5 na nota de avaliação trienal do Programa pela CAPES. Esta última nota de avaliação foi obtida na época, somente por três dos 46 programas nacionais da Área de Pós-graduação em Cirurgia (Área III) da CAPES.

3. Através de recursos incluídos no Orçamento do Governo Federal por três anos consecutivos, obteve a doação de cerca de R$ 13 milhões, a fundo perdido, para o Hospital São Paulo, da UNIFESP. Ademais, com aportes doados por Beneméritos e Instituições Privadas da nossa comunidade, construiu a Unidade de Urologia do Hospital do Rim e Hipertensão da UNIFESP, reconstruiu e equipou todo o setor assistencial da Disciplina de Urologia do Hospital São Paulo da UNIFESP (enfermaria, centro cirúrgico e ambulatório), criou uma das primeiras salas de telemedicina na UNIFESP e em São Paulo, construiu o Núcleo da Próstata da UNIFESP, restaurou o Setor de Reprodução Humana do Hospital São Paulo da UNIFESP, patrocinou reformas físicas na Associação Atlética Acadêmica Pereira Barreto da UNIFESP e promoveu o restauro parcial do Centro Cirúrgico do Hospital São Paulo da UNIFESP.

4. Disciplina de Urologia, Faculdade de Medicina da USP

1. Reformulou o currículo da Disciplina de Graduação do 4º. ano e ofereceu para os alunos da Graduação Médica da FMUSP, 37 bolsas de estudo para estágio na Universidade de Harvard. Ademais, patrocinou reformas físicas no Centro Acadêmico Oswaldo Cruz da FMUSP (CAOC) e na Associação Atlética Oswaldo Cruz da FMUSP (AAAOC) e construiu uma nova” Casa do Estudante da FMUSP (acolhe 52 estudantes com dificuldades financeiras, do curso de graduação médica da FMUSP).

2. Eleito de Patrono de quatro turmas de formandos em Medicina da FMUSP nos anos 2011, 2012, 2013 e 2014.

3. Ampliou o número de Residentes do Programa de Urologia do HCFMUSP, que passou a receber seis novos elementos a cada ano, ao invés de três, com o objetivo de atenuar a carência de vagas em nosso meio para a formação qualificada desses especialistas. Esse Programa de Urologia tornou-se o mais requisitado no país, pelos formandos da FMUSP e de outras escolas médicas.

4. Reformulou o Programa de Pós-graduação Sensu Stricto em Urologia da FMUSP, que resultou na ascensão de 3 para 6 na nota de avaliação do Programa pela CAPES seis anos após sua posse. Essa nota foi obtida por apenas cinco das 46 Disciplinas da Área Cirúrgica da CAPES.

5. Concedeu, com doação pessoal e de beneméritos da nossa comunidade, 148 bolsas no exterior para estágios clínicos ou técnicos e para aperfeiçoamento em pesquisa, para alunos de Pós-graduação da FMUSP (3), para médicos Residentes da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (84), para médicos do Programa de Fellowship em Urologia HSL-HCFMUSP (21), para docentes e Pós-Doutorandos da Divisão de Urologia do HCFMUSP (7) e para docentes médicos e gestores da FMUSP e do Hospital das Clínicas da FMUSP (33).

6. Estabeleceu intercâmbios internacionais entre a FMUSP e Harvard Medical School (EUA), Memorial Sloan Kettering Cancer Center (New York, EUA), MD Anderson Cancer Institute (Houston, EUA), Miami University (Miami, EUA), Florida University at Celebration (Orlando, EUA), University of South California (Los Angeles, EUA) e Hospital Mont Souris (Paris, França).

7. Através de recursos pessoais e obtidos de beneméritos e de instituições privadas da nossa comunidade, construiu a Casa do Estudante de Medicina da FMUSP, o Laboratório de Investigação Médica da Disciplina de Urologia da FMUSP – LIM 55, o Centro de Ensino e Pesquisa em Cirurgia “Vicky Safra” (destinado ao treinamento em cirurgias minimamente invasivas, disponibilizado para todas as Disciplinas da área cirúrgica do HCFMUSP), o Setor de Ambulatório de Urologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, o Anfiteatro, a Biblioteca e a área Administrativa da Divisão de Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, a Arena Cirúrgica da Divisão de Clínica Urológica do HCFMUSP, as Enfermarias de Adultos e de Uro-Pediatria da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, o Anfiteatro da Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP e o Centro de Simulação e Treinamento em Cirurgia Robótica Urológica do HCFMUSP

8. Através de recursos obtidos de beneméritos da nossa comunidade, restaurou por três vezes a Escola Municipal de Educação Infantil Professor Antonio Branco Lefevre (Quadrilátero da Saúde), reconstruiu parte da Estrutura Física e as salas cirúrgicas do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário da USP e reequipou o Centro Cirúrgico do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

9. Em 2021 realizou obras de restauro da Enfermaria e da Arena Cirúrgica da Divisão de Urologia do HCFMUSP, reequipou o Centro de Simulação e Treinamento em Cirurgia Robótica da Divisão de Urologia do HCFMUSP, restaurou o Anfiteatro da Disciplina de Urologia e reconstruiu a Creche do HCFMUSP (acolhe cerca de 280 crianças, com idade entre 6 meses e 3 anos, filhas de funcionárias do HCFMUSP e da FMUSP).

5. Prêmios e Honrarias

1. Recebeu 76 prêmios e honrarias na área médica, incluindo:

  • Prêmio “Edmundo Vasconcellos”, concedido em 1971 pela Congregação da FMUSP ao melhor aluno de graduação em Cirurgia.
  • Títulos de “Grã Mérito” e de “Comendador”, da Ordem do Mérito da Bahia, concedidos em 1988 e 2006 pelo Governo do Estado da Bahia.
  • Medalha de “Honra ao Mérito Santos Dumont”, concedida em 1999 pelo Ministério da Aeronáutica.
  • “Medalha do Pacificador”, concedida em 2001 pelo Exército Brasileiro.
  • Título de “Comendador da Ordem do Mérito Aeronáutico” concedido em 2001 pelo Ministério da Defesa – Comando da Aeronáutica.
  • Título de “Grande Oficial da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho”, concedido em 2003 pelo Tribunal Superior do Trabalho.
  • “Ordem do Mérito Judiciário”, concedida em 2003 pelo Supremo Tribunal Militar.
  • Voto de Louvor, concedido em 2006 pelo Senado Federal.
  • Medalha do “Grande-Colar do Mérito”, concedida em 2006 pelo Tribunal de Contas da União.
  • “Medalha do Mérito Tobias de Aguiar”, concedida em 2006 pelo Governo do Estado de Sergipe.
  • Medalha “Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga”, concedida em 2006 pelo Governo do Estado de São Paulo.
  • Medalha do “Mérito Renascença do Piauí”, concedida em 2012 pelo Governo do Estado do Piauí.
  • Prêmio da Fundação Conrad Wessel, concedido em 2013 (premiação de U$ 150.000,00 dólares).
  • Prêmio Anchieta 2014, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo, por contribuições à cidade de São Paulo.
  • Título de “Personalidade Médica do Ano 2014”, concedido por onze Sociedades nacionais e Associações da área da Saúde.
  • Título de “Personalidade Médica do Ano de 2014”, concedido pela Editora Abril-SAÚDE.
  • Comenda do “Mérito Oswaldo Cruz”, concedida pela Presidência da República do Brasil em 2018.
  • Prêmio Otávio Frias de Oliveira, concedido pelo Instituto de Câncer do Estado de São Paulo e pela Folha de São Paulo em 2022 a personalidade médica que se destacou na luta contra o câncer.

2. Homenagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, que atribuiu o nome de Prof. Miguel Srougi ao Centro Cirúrgico da Instituição em 2022.

3. Foi agraciado com os títulos de Cidadão Goiano, Rio-Grandense e Carioca e comendas dos Governos de Estado do Piauí, Bahia, Sergipe e Amazonas.

4. É Membro Emérito da Academia Nacional de Medicina.

6. Outras Atividades

1. Foi membro do Advisory Board da David Rockefeller Center for Latin American Studies da Harvard Medical School até 2015.

2. É articulista regular do jornal “Folha de São Paulo” desde 1998 (44 artigos).

3. É Presidente do Conselho da “Fundação Criança é Vida”, voltada para ações de educação em saúde e de proteção à infância e adolescência em famílias carentes, vivendo em situações de vulnerabilidade.